Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Projeto contra o tabagismo inspira ação contra álcool e drogas

0

No Dia Mundial Sem Tabaco, o coordenador do Projeto Fumo Zero da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Luiz Carlos Corrêa da Silva, esteve presente no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre para palestra sobre o tema.

A AMRIGS acompanhou a apresentação da iniciativa “Bebida Alcoólica e Cigarro: Visibilidade Zero”, comandada pelo médico Mauro Kwitko, que ocorreu na noite desta sexta-feira (31/05), no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, inspirada no projeto Fumo Zero da entidade, que transformou a maneira como se enxergava o hábito de fumar. O médico pneumologista e coordenador do projeto da AMRIGS, Luiz Carlos Corrêa da Silva, apresentou os resultados e a importância de manter o assunto sempre em evidência.

– Para mim, é lisonjeador ver que o nosso projeto está servindo de inspiração para um trabalho como este, que busca transmitir conhecimento dos males que a bebida e o cigarro trazem. Embora tenham suas diferenças, os dois partiram do mesmo princípio: o de um público consolidado que não imaginaria que hoje seria possível, por exemplo, não fumar em um estabelecimento fechado – ressaltou o médico.

O pneumologista lembrou que o Fumo Zero da AMRIGS, que já existe há duas décadas, vem conquistando resultados expressivos ao longo dos anos e garantindo maior qualidade de vida a sociedade.

– Desde que iniciamos, obtivemos diversos avanços como ratificação pelo Brasil da Convenção Quadro da OMS (2005), aprovação de Lei Antifumo mais completa (Lei Federal 12.546/2014) e proibição de aditivos por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Todo este esforço conjunto transformou-se numa diminuição da prevalência do tabagismo entre adultos, que saiu de 35% para 10%, em três décadas – conta.

A iniciativa do encontro foi do vereador e presidente da Comissão da Saúde e do Meio Ambiente (COSMAN), André Carus, do MDB. Uma nova reunião será agendada para unir membros da sociedade civil e demais empresários no tema proposto. A iniciativa “Bebida Alcoólica e Cigarro: Visibilidade Zero” já possui um Projeto de Lei, que será analisado e reestruturado.

Fonte: AMRIGS

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.