Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

SES negocia novo contrato com Hospital Universitário de Bagé

0

Uma delegação de Bagé, integrada pelo prefeito Divaldo Lara e por vereadores e gestores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e do Hospital Universitário Dr. Mário Araújo, esteve em reunião com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, no final da tarde dessa terça-feira (29), em Porto Alegre. Na pauta, a discussão de um novo contrato com a instituição hospitalar, que já está tramitando.

O contrato é o instrumento de gestão que legitima a relação do gestor estadual com os prestadores de serviços de saúde. Reaberta em dezembro de 2016, após um longo período de crise financeira que acabou por decretar seu fechamento, a instituição hoje está revitalizada e assegura dois terços de seus serviços a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Satisfeita com o que foi apresentado, a secretária Arita manifestou que o reerguimento e consequente retomada de ações e serviços prestados à população da região “são o exemplo concreto de que a comunidade, ao lado do Poder Público, consegue dar respostas objetivas para a promoção da saúde.”

“Houve uma união de esforços para a retomada das atividades”, comemorou o prefeito Lara. Para ele, é importante perceber que a Secretaria da Saúde prioriza a eficiência nas políticas públicas de saúde hospitalar. “E Bagé produz resultados. Então, nessa renovação de contrato, nós ponderamos os serviços que são muito bem executados no município e que merecem ter continuidade, inclusive serem ampliados.”

Outros temas de interesse para Bagé foram tratados, como a liberação de recursos para tratamento fora do município, a implantação da Rede Cegonha para gestantes de alto risco e a implantação do Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER). Técnicos da secretaria farão análise da viabilidade das demandas. De acordo com a secretária, o importante é que as propostas busquem implementar e valorizar as boas práticas inovadoras de saúde.

Considerado de médio porte, o Hospital Dr. Mário Araújo é referência para a região da Campanha e atende, além de Bagé, usuários de outras cidades como Dom Pedrito, Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Colônia Nova e Pinheiro Machado.

Fonte: SES/RS

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.