Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Moinhos de Vento treina equipe do Cemai, de Santa Cruz do Sul

0

Nesta segunda-feira (09/03/20), equipes de profissionais da saúde do Hospital Moinhos de Vento (HMV) deram início ao treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos e higienizadores que atuarão no novo Centro Materno Infantil (Cemai) de Santa Cruz do Sul. A capacitação está dividida em três etapas e busca garantir funcionamento padronizado e de alta qualidade. O espaço deve ser inaugurado pela Prefeitura Municipal no próximo dia 21.

>>> Moinhos de Vento: inteligência artificial para otimizar atendimento

>>> Mãe de Deus realizada procedimento inédito em cirurgia endovascular

Nesta semana, as equipes recebem treinamento para atuar em Procedimento Operacional Padrão (POP), situações de traumatismo cranioencefálico (TCE), parada cardiorrespiratória avançada, além de orientações para atendimento ao cliente, sobre ética no trabalho, classificação de risco, assistência ao paciente pediátrico em suporte ventilatório, prevenção de infecção, time de terapia infusional e monitorização do paciente pediátrico crítico. Profissionais do SAMU do município também participam deste módulo, com foco no atendimento de acidentes. As aulas acontecem no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), na Secretaria Municipal de Saúde, e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

“Estamos executando esse serviço de consultoria para levar a medicina e assistência de excelência do Hospital Moinhos de Vento para outros centros. Com a capacitação, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul entregará mais do que um espaço moderno e adequado, mas também profissionais treinados por um time que tem a expertise de um dos três melhores hospitais do Brasil”, destaca o coordenador de consultoria do HMV, Chander João Turcatti. Ele reforça que a instituição fez diversas recomendações e está apoiando naquelas melhorias propostas que foram aprovadas pela administração municipal.

Cerca de 60 profissionais irão participar do treinamento. A segunda fase das capacitações será na próxima semana e estão previstas simulações de todos os tipos de atendimentos que podem ser demandados no Cemai. A terceira etapa é constituída de cursos de extensão e será realizada após a inauguração do Centro.

O Hospital Moinhos de Vento está prestando consultoria médica-assistencial e de gestão, nas áreas de pediatria e obstetrícia, para o Cemai. Serão realizadas ações de curto, médio e longo prazo para aprimorar o trabalho. As envolvem atividades como diagnosticar sob perspectivas médico-assistenciais, efetuar o planejamento das medidas indicadas no diagnóstico, além de implantar e monitorar entregas acordadas por meio da metodologia do Hospital.

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat