Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Neste sábado (15), 33 unidades vacinam contra o sarampo

0

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre manterá 33 locais de atendimento abertos neste sábado (15/02/20), Dia D de mobilização nacional para vacinação contra o sarampo. Duas unidades atenderão das 9h às 15h; e, as demais, das 8h às 17h (confira a lista no site da Secretaria Municipal da Saúde).

>>> Rio de Janeiro tem morte por sarampo; 14 pessoas morreram em 2019

Devem ser vacinadas crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos, que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenha recebido apenas uma dose (esquema incompleto). No Rio Grande do Sul, a estimativa é de que 245 mil crianças e jovens dessa idade não estejam protegidos contra a doença.

Além dessas duas doses, em virtude do surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses. Ela não substitui a primeira dose (aos 12 meses) e por isso é chamada de “dose zero”. O período para vacinação vai até o dia 13 de março.

>>> Campanha contra o sarampo: veja quem precisa se vacinar e os prazos

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, no Rio Grande do Sul aproximadamente 245 mil pessoas na faixa etária da campanha necessitam complementar o esquema vacinal. Para a primeira etapa da campanha, Porto Alegre receberá 38 mil doses da vacina tríplice viral. Em 2019, de acordo com dados revisados da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde, 23 pessoas tiveram sarampo em Porto Alegre.

A vacinação contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde para pessoas até 49 anos. O esquema vacinal depende da faixa etária. Não há registro de falta da vacina na rede municipal.

A imunização está disponível no mesmo horário de atendimento dos serviços de saúde, incluindo as US com horário estendido.

Mais notícias:
>>> Senador Lasier destina R$ 2,5 milhões para o HPS

>>> Farmácias agora podem prestar serviços ambulatoriais em Porto Alegre

>>> Clínicas reduz em 60% espera na Emergência

Por saudegaucha.com, com informações da Prefeitura de Porto Alegre

 

 

 

 

 

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat