Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Novos aliados no tratamento de câncer do sistema sanguíneo

0

A cada ano, novas e modernas drogas ampliam as opções de tratamento do Mieloma Múltiplo, tipo de câncer do sistema sanguíneo que ocorre com mais frequência em pessoas acima de 60 anos. Os sintomas clássicos de anemia, dores ou fraturas ósseas, infecções e perda da função renal são exemplos do acometimento sistêmico desta doença, onde há proliferação de células tumorais na medula óssea, com produção excessiva de proteínas monoclonais (os chamados anticorpos), causando os sintomas descritos.

>>> Centro Clínico Gaúcho apresenta nova marca

Nos últimos anos, grande progresso foi obtido com o advento do transplante de medula óssea e medicamentos como o Bortezomibe, que proporcionam respostas significativas em comparação com resultados históricos. Recentemente, um número expressivo de novos medicamentos chegou ao Brasil, o que agregou novas perspectivas para esta doença, que ainda se comporta como uma doença crônica, ou seja, tende a retornar após um período de remissão, necessitando então, novos tratamentos. Daratumumab, Lenalidomida, Carfilzomibe, Elotuzumabe são exemplos de novos medicamentos já aprovados pela ANVISA para o tratamento do mieloma nos últimos dois anos.

Segundo o Dr. Marcelo Capra, gestor médico do Serviço de Hematologia do Hospital Mãe de Deus, a inovação na área é acelerada, em fase final de desenvolvimento clínico ou já aprovado em outros países, após ensaios clínicos, alguns com a participação do nosso centro de pesquisa, drogas como Isatuximabe, Cemiplimab e Selinexor trazem novas perspectivas de tratamento. Outros, em fase mais precoce como o Belantamab Mefodotin (estratégia que combina um anticorpo que localiza a célula tumoral através de um alvo com uma partícula química que a destrói, poupando as células saudáveis dos efeitos deletérios da quimioterapia) neste mês ganhou aprovação acelerada dos maiores órgãos regulatórios internacionais (FDA americano e EMEA – Europeu).

O Serviço de Hematologia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus possui uma equipe altamente especializada no tratamento do Mieloma Múltiplo, sendo referência na área. O Ambulatório de Mieloma Múltiplo é formado por uma equipe multidisciplinar voltada para o atendimento integral deste paciente oferecendo todas as soluções disponíveis no mercado.

Mais notícias: 
>>> Atrofia muscular espinhal é tema de evento

>>> É Carnaval: especialista alerta para o cuidado com DSTs

>>> Mãe de Deus realiza procedimento inédito em cirurgia endovascular

>>> Senador Lasier destina R$ 2,5 milhões para o HPS

>>> Farmácias agora podem prestar serviços ambulatoriais em Porto Alegre

>>> Clínicas reduz em 60% espera na Emergência

 

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat