Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

RS tem 4 casos suspeitos de coronavírus em investigação

0

O Ministério da Saúde atualizou às 16h deste sábado (01/02/20) o balanço sobre a situação do monitoramento do coronavírus no Brasil. No Rio Grande do Sul, 4 casos suspeitos estão em investigação, sendo que outros 3 já foram descartados. Em todo o país, 16 casos estão em investigação e outros 10 foram descartados.

>>> Vacina em desenvolvimento poderá impedir propagação do coronavírus

A suspeita do caso de coronavírus em Pelotas foi excluída na sexta-feira (31/01/20), por, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, não reunir os critérios protocolares para suspeição. A chefe da Divisão Médica do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HEUFPel), Cristiane Neutzling, disse, em entrevista ao Diário Popular, que a possibilidade de alta será avaliada conforme a evolução clínica, lembrando que a suspeita foi excluída para coronavírus, mas a verificação do Lacen irá avaliar a possibilidade de outros vírus, como o H1N1.

>>> Artigo: Coronavírus: não existe segurança sem acesso universal à saúde

A decisão da Vigilância Epidemiológica em excluir a suspeita de Pelotas tomou como base determinações do Ministério da Saúde quanto a critérios clínicos e tipos de contato com situações de risco. Como a paciente havia participado de um congresso internacional, em São Paulo, soou o sinal de alerta.

A pelotense de 32 anos permanecerá acompanhada pela equipe da área de Pneumologia, já que apresenta síndrome gripal. A orientação da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do HE é de que as medidas de precaução respiratória devem ser mantidas até a liberação do resultado dos exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), prevista para segunda-feira.

>>> Brasileira desenvolve novo tratamento para câncer de ovário

>>> Software pode diagnosticar melanoma com 86% de precisão

>>> Farmácias agora podem prestar serviços ambulatoriais em Porto Alegre

Rio Grande do Sul
Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde, divulgadas nesta sexta-feira (31/01/20), houve um novo registro com suspeita, uma mulher de 60 anos, residente em Canoas, que esteve em Hong Kong e Macau recentemente. O outro que permanece em investigação é um homem de 54 anos, residente de Hong Kong, que procurou atendimento durante visita a Novo Hamburgo. Ambos estão sem sinal de gravidade nos sintomas e encontram-se em isolamento domiciliar.

O caso de uma mulher de Gravataí, divulgado nesta quinta-feira (30), foi excluído. Ela teve apenas contato com chineses no Rio Grande do Sul, mas esses não apresentaram sintomas da infecção. Outros três casos foram descartados, com diagnóstico para gripe do tipo influenza, em residentes de Dois irmãos, São Leopoldo e Montenegro. Também houve outros três notificações excluídas (em residentes de Pelotas, São Leopoldo e Dois Irmãos) que não se enquadraram nos critérios de suspeitos.

>> Campanha Janeiro Branco incentiva os cuidados com a saúde mental

>> Acesso a medicamentos a base de maconha medicinal é simplificado

>>> Porto Alegre renova frota do SAMU com 14 ambulâncias novas

Por saudegaucha.com 

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat