Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Novo Hamburgo e Feevale assinam contrato na saúde

0

Um importante passo para a saúde no município foi dado na manhã desta quinta-feira, 13, quando foi assinado contrato entre a Prefeitura de Novo Hamburgo e a Universidade Feevale. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) formaliza as ações de integração entre o ensino e os diversos espaços de assistência à saúde no município.

A assinatura foi no gabinete da prefeita Fátima Daudt que recebeu, ao lado do vice-prefeito, Dr. Antônio Fagan, e do secretário de Saúde, Naasom Luciano, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, o coordenador do curso de Medicina da Feevale, Cléber Ribeiro Álvares da Silva, e o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, César Teixeira, e outros representantes da universidade e da administração de pública.

Trata-se de uma iniciativa que contempla os princípios éticos em benefício de alunos do curso de Medicina e de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) hamburguenses. Na prática, isso significa a atuação de estudantes da Feevale na rede pública de saúde, com uma contrapartida da instituição de ensino com o investimento de valores expressivos na qualificação de profissionais da rede pública de saúde além da construção de um prédio, que será o anexo 3 do Hospital Municipal, num investimento de R$ 10 milhões (para a infraestrutura) e R$ 756.592,00 para os cursos de formação continuada.

No que se refere aos funcionários da saúde que serão beneficiados com os cursos, haverá critérios para seleção, como explica o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), Paulo Luchesi.

Inseridos na rotina de unidades de saúde
Desde a implantação do curso de Medicina pela Feevale, em 2017, os alunos estão inseridos nas unidades de saúde do município, acompanhando a rotina e os procedimentos. A partir de 2021, ao alcançar a maturidade e o progresso na sua capacitação, passarão a atuar como médicos residentes. “É a comunidade de Novo Hamburgo quem mais ganha com essa iniciativa, teremos profissionais formados em nossa Universidade, que tanto nos enche de orgulho, atendendo nossa população”, disse a prefeita Fátima Daudt.

Ela ainda destacou o trabalho conjunto entre Prefeitura e Feevale, implantado desde o início de sua gestão para tornar a assinatura desse contrato possível. “O dia de hoje é um marco para a história da saúde em Novo Hamburgo, um passo que vai fortalecer o futuro” completou a prefeita.

O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, falou de sua satisfação em poder integrar um contexto que se torna tão especial diante da situação da área da saúde de um modo geral. “Desempenhamos um papel social muito importante e precisamos dar retorno, ao formar um profissional e devolvê-lo à comunidade capacitado. Essa parceria é um caminho difícil, dependendo de muitos fatores, mas também é a prova de que é possível”, assegurou Prodanov. Para o presidente da Aspeur, mantenedora da Feevale, Roberto Cardoso, a assinatura do contrato deve ser duplamente celebrada, já que neste ano, a instituição de ensino completa 50 anos.

O vice-prefeito, Dr. Antônio Fagan, reforçou a ideia do reitor ao citar a importância da academia e da qualificação profissional, para estimular o entendimento do funcionário acerca da importância de seu trabalho. “É muito gratificante presenciar este envolvimento e essa iniciativa, pois temos o comprometimento de muitas pessoas em um setor que não pode parar para ser organizado, tudo segue, o tempo todo”, pontuou Fagan.

Ao pensar no futuro da saúde em Novo Hamburgo, Naasom Luciano comemora a existência de um legado que, segundo ele, começou hoje com a construção de um novo tempo. Trata-se, diz o secretário, de um passo que fortalece uma relação entre o poder público e a iniciativa privada em prol da população que vai usufruir dos serviços e contar com mais qualidade de vida. “A saúde em Novo Hamburgo passa a ser dividida entre antes e depois do curso de Medicina da Feevale”, disse o secretário municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Novo Hamburgo 

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.