Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

São Leopoldo inaugura nova unidade de saúde na aldeia Kaingang

0

Na segunda-feira, 25 de fevereiro, o prefeito Ary Vanazzi entregou as obras de ampliação do posto avançado de saúde da aldeia kaingang por Fi Ga, no bairro Feitoria. Agora a aldeia passa a contar com consultório dentário com raio-x bucal. Os instrumentos foram recebidos por doação da associação Boa Nova. A nova estrutura traz conforto para os mais de 300 moradores do local e diminui a demanda da rede pública. Antes de o projeto ser concluído, os índios se dirigiam a UBS Imigrante ou tinham que aguardar a unidade móvel. O posto também conta com recepção, sala de vacina e atendimento médico.

> Em 2018, São Leopoldo registra aumento de 49,5% em consultas na Atenção Básica

O prefeito Ary Vanazzi destacou a iniciativa de uma política de reparação para com os povos originários. “Não podemos esquecer o passado e lembrar sempre da nossa história. Os índios só querem dignidade. Estamos trabalhando de forma constante para a integração cultural, e estamos com muita luta e resistência realizando novas conquistas para a população”, ressaltou.

> São Leopoldo garante recursos para Laboratório Municipal, que é referência para 15 municípios

O secretário de Saúde, Ricardo Charão, enfatizou a importância da ação apesar da falta de recursos. “Estamos há nove meses sem receber repasse da saúde indígena, é necessário essa união de forças para garantir algo concreto e garantir melhorias para a comunidade”, salientou.

De acordo com o cacique Antônio dos Santos a comunidade está muito feliz com a ampliação do espaço. “Estamos muito felizes que agora teremos esse espaço, irá melhorar muito a nossa vida”, concluiu.

Também se fizeram presentes para o ato a vice-prefeita, Paulete Souto, o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos; o diretor geral do Semae, Nestor Schwertner; a vereadora Ana Affonso (PT); a representante da Associação Boa Nova, Jozilda Fogaça; a dentista Daniela Walk, e a psicóloga, Sabrina Scarabelot, entre outras autoridades e membros da aldeia.

Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.