Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Frota do SAMU ganha 14 ambulâncias novas

0

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ganhou mais um reforço com a entrega pela Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério da Saúde de 14 ambulâncias novas. Os veículos renovam toda a frota em circulação na cidade, que permanece no máximo com dois anos de uso.

Segundo a Prefeitura, esta é a maior renovação de unidades móveis do Samu da história do município. Do total de ambulâncias, 13 vêm de repasse do Ministério da Saúde e uma foi adquirida pela prefeitura, com recursos da indenização de seguro por acidente de uma unidade antiga.

Com a entrega, o Ministério da Saúde atualiza o plano de renovação da frota de ambulâncias do Município, que desde 2014 não recebia novas unidades do governo federal. Em função disso, a prefeitura comprou 13 ambulâncias no início de 2018. Atualmente, Porto Alegre conta com 16 equipes do Samu e uma para transporte de baixa complexidade.

A Capital foi pioneira no Brasil a instituir o serviço, em 1995, baseado no modelo francês de atendimento pré-hospitalar, com o objetivo de chegar mais rápido ao local da ocorrência para socorrer vítimas de casos urgentes à saúde, realizar o primeiro atendimento, estabilizar o paciente e transportá-lo ao local adequado. O serviço conta com 15 equipes distribuídas pela cidade. São 12 de Suporte Básico de Vida, compostas por técnico ou auxiliar de enfermagem e motorista, e outras três de Suporte Avançado-UTI Móvel, que contam com médico, enfermeiro e motorista.

No ato de recebimento dos veículos, que aconteceu nesta segunda-feira (20/01/20), O secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, enfatizou a importância da renovação da frota. “Isso traz mais condições de trabalho e faz a diferença para os profissionais com o aumento de atendimentos e a diminuição do tempo de resposta para toda a rede de saúde da Capital.”

Por Prefeitura de Porto Alegre, com edição do saudegaucha.com

 

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat