Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Instituições Ijuí, Lajeado, Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo são selecionadas para programa de residência médica

0

O Ministério da Saúde publicou, sexta-feira (15), a lista das instituições selecionadas no edital para concessão de bolsas de Programas de Residência Médica e em Área Profissional da Saúde (multiprofissional e uniprofissional). A seleção tem o objetivo de incentivar a formação em especialidades e áreas de atuação e regiões prioritárias. Ao todo, 83 instituições ofertarão 413 vagas em Residência Médica e 24 instituições ofertarão 264 vagas em Residência Multiprofissional.

No Rio Grande do Sul, foram selecionadas seis instituições:

IJUÍ – ASSOCIAÇÃO HOSPITAL DE CARIDADE IJUÍ (RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM); LAJEADO – FUNDAÇÃO VALE DO TAQUARI DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – FUVATES (CLÍNICA MÉDICA) ; PORTO ALEGRE – ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR MOINHOS DE VENTO (INFECTOLOGIA); SANTA MARIA – ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE (CARDIOLOGIA E CLÍNICA MÉDICA); PASSO FUNDO – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (ATENÇÃO AO CÂNCER)

“A formação em saúde no Brasil ainda está muito distante do ideal. Hoje o que se observa é uma lógica de mercado e não uma formação que contemple os interesses da sociedade em resposta aos indicadores de saúde. Nosso interesse é que no processo de formação dos trabalhadores para a área de saúde, essa lógica seja alterada e que a qualidade da formação seja inquestionável”, destacou a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro.

Veja aqui a lista de instituições contempladas – Parte 1

Veja aqui a lista de instituições contempladas – Parte 2

As instituições públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, instituições privadas sem fins lucrativos e as instituições federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) que não foram contempladas podem interpor recurso por meio de formulário disponibilizado na página do SigResidências do dia 18 ao dia 19. O mesmo deverá ser encaminhado, via e-mail, para o endereço [email protected] .

Acesse aqui o SigResidências

O edital financiará, inicialmente, 677 bolsas de residência médica e multiprofissional, podendo sofrer alteração após a fase de recurso. O valor da bolsa de R$ 3.330,43, será pago durante todo o período do programa, de acordo com a duração de cada especialidade ou área de atuação.

Inscrição dos Residentes

Após a divulgação da lista final das Instituições, o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) e da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) deverá cadastrar, até o dia 1º de abril, os profissionais no sistema SigResidências.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.