Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Hospital Tacchini promove a humanização em ações que envolvem a comunidade

0

Quem passou em frente ao Hospital Tacchini na manhã da última segunda-feira surpreendeu-se com um ato de humanidade e reconhecimento realizado por um grupo de cerca de 300 alunos do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles. Acompanhados pela direção e alguns professores do educandário, eles cantaram o ‘Parabéns’ à professora Ivanete Bernardi que está internada na Instituição e no dia estava de aniversário. O ato foi idealizado através do contato da família com a escola e assim que manifestada a intenção, ganhou o apoio total de todos.

Munidos de cartazes que manifestavam o apoio e o desejo do pronto restabelecimento, o ato chamou a atenção de todas as pessoas, além das equipes assistenciais que ficaram de prontidão. Na janela do quarto, a professora Ivanete retribuiu o carinho muito emocionada e agradeceu a todos pela homenagem. “Sem dúvida foi o maior presente que recebi depois do nascimento dos meus filhos. São ações como essa que nos mantém trabalhando e nos mostram que estamos no caminho correto”, comenta a professora que foi pega totalmente de surpresa. “Até imaginei que alguém da minha família pudesse entrar com balões aqui no quarto, mas jamais esperei tamanha mobilização”, reconhece.

A Gerente de Enfermagem do Hospital Tacchini, Marcela Dachery diz que foi necessária uma organização um tanto diferente para este tipo de ação para que não houvesse prejuízos à paciente. “Na área assistencial, por exemplo, foi preciso autorização do médico responsável”, relata a gestora. Paralelo a isso, o mais importante foi um momento de amor e carinho dos alunos e professores. “Sem dúvida, ações como essa trazem ganho à recuperação da paciente, motivando-a a enfrentar este momento da hospitalização. “Sem dúvida, conseguimos transformar a experiência do paciente internado em momento frágil em um dia de grande alegria”, afirma. “Para a sociedade fica o exemplo de uma ação que reforça a importância do professor na formação de crianças e adolescentes. Ainda mais numa época em que muitas vezes ele é desvalorizado ou até mesmo agredido, sem falar em tragédias como a registrada recentemente no país”, conclui.

A diretora da Escola, Susiane Hinnah, diz que Ivanete é professora de Inglês e está lecionando na escola há sete anos. “Imagine neste período, quantos alunos passaram pelas mãos dela e quantos outros ficaram sabendo do carinho e do amor que ela sempre teve por todos. Assim ficou até fácil de organizar”, conta a diretora.

Fonte: Tacchini Sistema de Saúde, por Régis Beretta Genehr 

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.