Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Porto Alegre entrega a quarta unidade de saúde com atendimento até 22h

0

Porto Alegre passou a contar a partir desta quinta-feira (21) com mais uma Unidade de Saúde com horário estendido até as 22h. É a Unidade Ramos, localizada no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital. Esta é a quarta que terá atendimento também das 18h às 22h. São Carlos, Modelo e Tristeza foram as primeiras a implementar o serviço. O prefeito Nelson Marchezan Júnior lembrou dos profissionais que trabalham com vocação para atender ao público. “Queremos entregar não só estruturas melhores, mas serviços qualificados. E quando um profissional tem vocação para atender, ele vai servir bem a população”, diz.

Desde março de 2017, quando inaugurou a primeira unidade com horário estendido, foram realizados mais de 82 mil atendimentos noturnos. “Em cada posto, a média de atendimento das 18h às 22h é de 3 mil pessoas por mês. Ou seja, é uma ideia que deu certo em Porto Alegre”, diz Marchezan. “E o melhor, 80% dos casos atendidos são resolvidos na hora pelos médicos de família no próprio posto de saúde, desafogando os hospitais”, destaca. O secretário de Saúde Pablo Stürmer observa que o modelo tem se mostrado eficiente com a adesão da população ao serviço no horário noturno.

A conselheira do orçamento participativo, Priscila Aguiar, destacou a união da comunidade para conquistar as melhorias na unidade de saúde. “Foi uma construção em sociedade. Quando as pessoas se unem, em vez de criticar, alcançam o que precisam”, frisa. O líder do governo na Câmara, Mauro Pinheiro, também ressaltou o trabalho conjunto entre poder público e comunidade. “Quem busca o melhor, melhora a vida de todos”, conclui.

Mais de 13 mil pessoas serão beneficiadas nesta unidade que passou por obras para se adaptar ao atendimento diferenciado. Durante a reforma, as consultas foram realizadas pela Unidade Móvel de Saúde e outras Unidades da região. Além do horário estendido, a Unidade seguirá sendo referência na região entre as 8h e 18h e vai oferecer coleta de exames e aplicação de vacinas, além de consultas odontológicas (a partir de abril).

Entre 18h e 22h, os pacientes que forem até o posto serão atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Quando houver necessidade de encaminhamento, o procedimento será feito na hora. O paciente sai com um ticket, com o número do cartão SUS e já pode consultar o andamento da sua requisição no site da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre, por Elisandra Borba (texto) e Gilmar Martins (edição)

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.