Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens no mundo

0

Causada por uma bactéria, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outras partes do corpo. Com cerca de 9,6 milhões de casos registrados todos os anos, é necessário ficar atento aos sinais da doença. Por isso, 24 de março é o dia mundial de luta contra a tuberculose.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose é a doença que mais mata jovens e adultos no mundo, ultrapassando o HIV/AIDS. No Brasil, são notificados cerca de 67 mil casos novos anualmente e 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse com duração de três ou mais semanas, acompanhada ou não por febre, suor noturno e emagrecimento. Ao apresentar esses sintomas, é importante procurar ajuda médica para uma avaliação.

A boa notícia é que a doença tem cura e o tratamento é gratuito e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, para o sucesso do tratamento é fundamental que o paciente tome os medicamentos de forma regular e pelo tempo prescrito pelo médico, que é de no mínimo seis meses.

O que é tuberculose?
É uma doença causada por uma bactéria, transmitida pelo ar de pessoa para pessoa, quando um doente fala, tosse ou espirra. Atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar também outros órgãos.

Quais são os principais sintomas da tuberculose pulmonar?
Tosse persistente, com ou sem catarro, por mais de três semanas, podendo ser acompanhada dos seguintes sintomas:
– febre, geralmente no final do dia;
– suor noturno;
– emagrecimento;
– falta de apetite;
– cansaço;
– dor no peito.

Como é feito o tratamento?
O tratamento é gratuito e deve ser feito por um período mínimo de 06 meses, sendo que os medicamentos devem ser tomados todos os dias. Mesmo com a melhora dos sintomas o tratamento não pode ser interrompido.

O comparecimento as consultas mensais no posto de saúde e a realização dos exames de escarro e do teste HIV são fundamentais para o sucesso do tratamento, por isso é importante que um profissional de saúde acompanhe a tomada da medicação pelo paciente (tratamento diretamente observado). A tuberculose tem cura se o tratamento for realizado até o final.

Como prevenir a tuberculose?
A vacina BCG protege a criança contra as formas graves da doença. Além disso, manter os ambientes com luz solar e ventilação ajudam na prevenção da doença.

Importante: a melhor forma de evitar a transmissão da doença é fazer o tratamento de forma regular. Após 15 dias de uso dos medicamentos, a maioria dos pacientes com tuberculose não transmitem mais a doença.

Fonte: saudegaucha.com, com informações da SES/MG

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.