Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Felipe Cezar Cabral fala dos impactos da Telemedicina no SUS em evento internacional

0

O Hospital Moinhos de Vento estará presente no Global Summit Telemedicine & Digital Health, congresso internacional inédito no país que acontece entre os dias 3 e 6 de abril, em São Paulo. Estarão reunidos no evento grandes nomes nacionais e do exterior para debater sobre a nova era da Saúde Digital e o futuro da Telemedicina no Brasil e no mundo.

Representando a instituição gaúcha, o líder dos projetos de Telemedicina, Dr. Felipe Cezar Cabral apresentará a palestra “Telemedicina como Forma de Qualificar o Atendimento no Sistema Único de Saúde – Experiências de uma Parceria Público – Privada”.

No painel Telessaúde e Inovação: o Que Podemos Esperar?, que ocorre na sexta-feira,5, às 14 horas, o médico pretende compartilhar com os congressistas a experiência do hospital com os projetos de telemedicina realizados em parceria com o Ministério da Saúde dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Responsável pela implantação do projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TeleUTIP) do Hospital Moinhos de Vento, Cabral também falará sobre os primeiros resultados da iniciativa que é pioneira no país.

Desde novembro de 2018, em rounds diários – por telemedicina ao vivo através de vídeo – equipes multidisciplinares do hospital gaúcho auxiliam no atendimento de pacientes pediátricos internados em UTIP em dois hospitais do SUS. Um deles fica a 2 mil quilômetros de distância, no Hospital Geral de Palmas, Tocantins; o outro, a 3 mil quilômetros, no Hospital Regional Norte, em Sobral, Ceará.

Felipe Cezar Cabral
É graduado em Medicina pela UERJ, possui Residência Médica em Pediatria pela UFRJ e em Terapia Intensiva Pediátrica pela PUCRS. Com MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, é também mestre em Pediatria e doutorando na PUCRS.

É atualmente coordenador de contratos da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e líder do projeto de telemedicina do Hospital Moinhos de Vento, tendo sido responsável pela implantação dos projetos TeleOftalmo e TeleUTIP.

Foi diretor técnico do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre, e atua ainda como docente do Curso de Extensão de telemedicina do Hospital Moinhos de Vento.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento, por Julia Machado (Critério Resultado)

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.