Saúde Gaúcha
Informação para gestores e profissionais de saúde.

- Publicidade -

- Publicidade -

Ministério publica agenda com prioridades de pesquisa na saúde

0

O Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde publicou a Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde (APPMS). A iniciativa tem o objetivo de alinhar as prioridades atuais de saúde com as atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação e direcionar os recursos disponíveis para investimento em temas de pesquisas estratégicos para o SUS.

A construção da agenda foi realizada em um processo participativo envolvendo todas as sete Secretarias do Ministério da Saúde em todas as etapas, que traz 172 linhas de pesquisa distribuídas em 14 eixos temáticos.

Durante a elaboração da APPMS, os problemas de saúde e de pesquisa foram identificados juntos às áreas técnicas e gestores do Ministério da Saúde. Esses problemas foram priorizados dentro das secretarias e, então, criadas linhas de pesquisa que refletem as necessidades de pesquisa do SUS. O trabalho iniciou em 2017, considerando o conceito amplo de saúde, seus determinantes e condicionantes, por meio da metodologia proposta pelo Global Forum for Health Research (2009) e adaptada para as nossas necessidades.

O documento APPMS não substituirá a Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa (ANPPS). Trata-se de um instrumento para subsidiar a destinação de recursos, o planejamento institucional e a tomada de decisão no Ministério da Saúde nos próximos dois anos.

Confira os 14 eixos temáticos: 

Eixo 1 – Ambiente, Trabalho e Saúde
Eixo 2 – Assistência Farmacêutica
Eixo 3 – Avaliação Pós-Incorporação
Eixo 4 – Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação em Saúde
Eixo 5 – Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Eixo 6 – Doenças Transmissíveis
Eixo 7 – Economia e Gestão em Saúde
Eixo 8 – Gestão do Trabalho e Educação em Saúde
Eixo 9 – Programas e Políticas em Saúde
Eixo 10 – Saúde da Mulher
Eixo 11 – Saúde da População Negra e das Comunidades Tradicionais
Eixo 12 – Saúde do Idoso
Eixo 13 – Saúde Indígena
Eixo 14 – Saúde Materno Infantil

Acesse a Agenda aqui.

Leia também:

Envie um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.